Foto/Reprodução
Por décadas, o acesso a serviços financeiros como crédito e consórcios foi restrito à população negra no Brasil, dificultando a construção de patrimônio e ampliando desigualdades econômicas. Apesar de representarem mais da metade da população e da força de trabalho do país, pessoas negras ainda ocupam uma parcela menor dos cargos de liderança e enfrentam maior informalidade no mercado de trabalho.
Esse cenário também se reflete na educação financeira. Quase metade dos brasileiros não acompanha seus gastos ou mantém um controle sobre o próprio orçamento, o que demonstra um déficit significativo de conhecimento sobre finanças. Para a população negra, esse desafio tende a ser ainda mais acentuado, dado o histórico de menor acesso a informações e oportunidades no setor.
Nos últimos anos, no entanto, profissionais negros vêm assumindo um papel essencial na transformação desse cenário. Especialistas em finanças têm levado conhecimento acessível para diferentes públicos, desmistificando conceitos, incentivando o uso estratégico do crédito e promovendo a importância do planejamento financeiro. Esse movimento não apenas fortalece a inclusão econômica, mas também contribui para reduzir disparidades históricas, ampliando as possibilidades de autonomia financeira para a população negra.
Criadora da Edtech Nath Play, Nathália Rodrigues é empresária, escritora, especialista em finanças com pós-graduação em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas, fundadora da Nath Play e palestrante. Aos 25 anos, é uma das vozes mais relevantes do Brasil quando o assunto é educação financeira prática e acessível. Feitos Forbes Under 30 Brasil (2020), no último ano Nath criou a Edtech “Nath Play” para que as pessoas conquistem seus objetivos e uma vida mais próspera através do conhecimento.
Criadora da Grana Preta, um programa de emancipação financeira que oferece soluções voltadas para pessoas de baixa renda, micro e pequenos empreendedores, a organização fundada por Amanda Dias dissemina a educação financeira sob a perspectiva intra econômica. Em seus conteúdos, cursos e métodos exclusivos de capacitação, a empresária oferece aos alunos o princípio de autogestão que se desenvolve na coletividade.
O mineiro Júlio Rocha se posiciona no mercado como “O Investidor em Consórcios”. Experiente no ramo financeiro, ele utiliza e divulga o consórcio como modalidade de obtenção de lucro e construção de patrimônio. Dentre suas especificações de atuação, estão consultoria de finanças e negócios, análise financeira, assessoria, planejamento financeiro e de aposentadoria, empréstimo comercial e hipotecário, imóveis comerciais e gestão de imóveis.
Rocha tem ainda como objetivo a disseminação de conhecimento de qualidade para investidores iniciantes, intermediários ou experientes. Sua bagagem informacional está disponibilizada em e-book e webinário, os quais constituem uma jornada pessoal de escrever sobre um estilo de investimento baseado nos conhecimentos adquiridos ao longo da vida com sua avó Ana Mendes.
David Andrade é um profissional com perfil empreendedor, comunicativo e dinâmico. Em sa jornada pôde permear várias áreas como docência, marketing, vendas, atendimento, tecnologia e finanças. Possui MBA – Programa Advisor de Alta Performance PAAP®, é graduando em Economia e tecnólogo em Processos Gerenciais (Universidade Estácio de Sá). Membro da Comunidade Forbes Black e selecionado para integrar o maior programa de formação de jovens líderes do Brasil, o ProLíder do Instituto Four, aos 12 anos criou o canal DavidTecNew e de lá para cá são mais de 1500 vídeos sobre tecnologia, que motivou a começar o médio-técnico em eletrônica no IFBA em 2015.
No momento atua no Sicredi Centro-Sul MS/BA, participando do processo de expansão do Sicredi na Bahia. Com foco na prospecção de associados investidores de alta renda, em seu Instagram fala sobre finanças.
Mariana é uma educadora financeira e palestrante gaúcha que iniciou sua trajetória empreendedora em 2021, ao fundar a Mariana da Grana Educação Financeira LTDA®. Com mais de 15 anos de experiência no mercado, ela tem se dedicado a ajudar as pessoas a organizarem suas finanças, de forma alinhada à sua realidade, sem abrir mão de aproveitar o presente. Sua formação inclui uma pós-graduação em Educação Financeira pela PUC, um curso de extensão em Finanças Comportamentais pela ESPM e um MBA em Gestão Empresarial pela Unirriter.
Ao longo de sua carreira, Mariana consolidou sua expertise trabalhando com grandes empresas e instituições, como LF PRO, Grupo Zaffari, Febraban, Banco Central do Brasil, Barra Shopping, Nath Finanças e WGSN. Além disso, ela tem sido uma presença constante em palestras sobre Educação Financeira, ministrando eventos para organizações de destaque, como Gerdau, Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul, e outros. Seu trabalho é pautado pelo lema “É sobre gastar na hora certa”, e ela tem se dedicado a capacitar indivíduos e empresas a organizarem suas finanças de maneira eficiente.
Fernanda Ribeiro é fundadora e CEO da Conta Black e Presidente do conselho administrativo da Associação AfroBusiness. Eleita uma das 50 mulheres de impacto na América Latina pela Bloomberg e uma das 10 mulheres do ano pela Forbes Brasil. É Fellow IVLP – Internacional Visitor Leadership Program e conselheira Administrativa no Instituto C&A. É reconhecida também na lista dos 50 profissionais Hustlers a serem seguidos segundo a Gama Academy. e finalista do Prêmio Mulheres Tech in Sampa.
Formada em turismo e pós graduada na área de comunicação corporativa. Atuou em empresas multinacionais nas áreas de qualidade, e-commerce, experiência do cliente, treinamento e comunicação interna.
Sergio All é o fundador da Conta Black, Conselheiro da ONG Afrobusiness Brasil, Conselheiro na Brazil Foundation, Fellow da Rede de Lideres da Fundação Lemann, Mentor da Templo Ventures. Dedica-se ao fomento do empreendedorismo, inclusão e educação financeira. Nascido na periferia de São Paulo, ele é filho de uma diarista e um metalúrgico, é o terceiro filho dos quatro irmãos. Casado, deseja transformar a vida de outras pessoas vindas do mesmo contexto por meio do seu trabalho.
Empreendedor nato, começou sua carreira no varejo como intraempreendedor no Mappin, mais tarde tornou-se empreendedor no segmento de jogos para videogames (SOS GAMES) o primeiro buscador de dicas para games do país, ficou à frente da Mac Games Brasil, uma divisão de jogos para Mac (Apple), como a missão de popularizar a plataforma, sendo assim, neste mesmo segmento, com sucesso, vendeu a sua participação para assumir o desafio de empreender novamente, na
área de comunicação (iBeats Comunicação) agência de publicidade 360 graus que tem mais de 18 anos de mercado. Mas a sua conexão com o mercado financeiro surge quando necessitou de crédito para a troca de equipamentos e sem motivos o mesmo foi negado. Em 2018 fundou a Conta Black, fintech social que tem como propósito a inclusão financeira de pretos e periféricos com o uso da educação.
Especialista em Gestão de Negócios e Inovação com atuação internacional tendo gerenciado mais de 100 projetos na sua carreira . CEO e fundadora do Movimento Black Money e D’Black Bank, Nina é Empresária, Investidora Anjo, Conselheira de Administração (formada pelo IBGC). Conselheira no Fórum Econômico Mundial atuando no Responsible Investing Council. É Professora de Inovação e Finanças na PUCRS, no IBGC e outras instituições, mentora de programa de mulheres na Columbia University além de Board Member de startups investidas.
Além dissoExecutiva de Tecnologia da Informação com mais de 20 anos de experiência no segmento de Produtos e Serviços de TI em empresas nacionais e multinacionais. Gestão de equipes em Rollouts, Implementações, Melhorias e Suporte.
Foi considerada a Mulher Mais Disruptiva do Mundo pela Women in Tech Global Awards 2021 (competição com 100 países e mais de 1000 concorrentes); Nomeada uma das 20 Mulheres Mais Poderosas do Brasil, pela Forbes; Uma das 100 afrodescendentes mais influentes do mundo abaixo de 40 anos pela MIPAD (Most Influential People of African Descent). Entre outras premiações como: duas vezes eleita uma das 500 personalidades mais influentes da América Latina pela Bloomberg (2022 e 2021), uma das 100 Mulheres Inovadoras em 2023 pela Época Negócios e Empreendedora do Ano, pela Isto É Dinheiro em 2021.
Fundador do Movimento Black Money, Hub de Inovação da Comunidade Negra, Alan Soares foi reconhecido pela ONU-MIPAD como um dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo e na Power List Afrolusofana. Alan também foi finalista do prêmio empreendedor Social da Folha de São Paulo.
É palestrante e colunista de inovação e finanças em canais como Investnews e Startupi. Atuando como Consultor, e através do MBM, desenvolveu projetos para grandes empresas como Nubank, VIVO, P&G, Makro, META e outras.
É formado em Publicidade pela UFRGS (2018), pós-graduado em Narrativas Multimídia pela ESPM (2020) e mestre em Comunicação, na linha Culturas, Política e Significação pela UFRGS (2023). Atualmente, cursa doutorado em comunicação na UFRGS. Atua como criador de conteúdo através do @boletinhos e outros projetos digitais, como a ArtHouse do Twitter Brasil. Também é motion designer desde 2015, tendo trabalhado para clientes de diversos segmentos internacionais, como Google, TikTok, eBay, Lancôme, Pepsi, HP, entre outros.
TRANSPARÊNCIA EDITORIAL
Este conteúdo é um publieditorial, produzido em parceria com a Júlio Rocha (O Investidor em Consórcios). As informações apresentadas foram cuidadosamente curadas pelo Portal com supervisão do cliente e finalizadas por nossa equipe com zelo e compromisso com a qualidade.
O Portal Black Mídia (antigo Portal Black Fem) é uma midtech de jornalismo e design de soluções cuja produção de notícias e conteúdo é realizado para celebrar a juventude negra entre 15 e 35 anos, e unir comunidades. A startup se compromete a fornecer conteúdo significativo, relevante e inspirador que promova a representatividade, a igualdade e o progresso da comunidade negra, especialmente da geração Z.
✍🏽️ Biografias extraídas dos perfis profissionais
📸 Fotos majoritariamente extraídas das redes sociais
📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços
As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.
Clique para acessar nossa comunidadeNossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)
No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)