Proposta altera critério do Sisu para considerar notas do Enem

Texto ainda precisa passar por outras etapas antes de virar lei, mas pode representar avanço para estudantes que precisam de mais tempo para sonhar com a universidade

Publicado em 09/07/2025 às 18:50

Foto: Freepik

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que modifica o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Agora, o processo seletivo poderá considerar a melhor nota obtida nas duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ao invés de usar apenas o resultado mais recente.

A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e foi aprovada com base no substitutivo do deputado Duda Ramos (MDB-RR) ao Projeto de Lei 2533/22, originalmente apresentado por Dr. Frederico (PRD-MG). A versão inicial tratava da possibilidade de estudantes em missão religiosa adiarem o ingresso no ensino superior por até quatro semestres. 

Segundo Duda Ramos à Agência Câmara de Notícias, a nova versão da proposta continua contemplando o público missionário, mas amplia os benefícios para qualquer estudante que precise de mais tempo ou oportunidade para acessar o ensino superior gratuito.

“O estudante que não deseje ingressar na educação superior imediatamente após concluir o ensino médio, como é o caso de alguns jovens missionários, pode realizar o Enem em momento posterior e participar dos processos seletivos correspondentes”, argumenta o deputado.

A proposta também traz mais coerência com a lógica de que o Enem não tem prazo de validade fixo, mas o Sisu sim: atualmente, só a nota do Enem mais recente pode ser usada para disputar uma vaga. Para quem lida com pressões religiosas, sociais, familiares ou não conseguiu dar o seu melhor em uma primeira tentativa, ter mais de uma chance computada pode ser a diferença entre ficar de fora e entrar na universidade pública.

Agora, o texto segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Caso aprovado, ainda precisa passar pelos plenários da Câmara e do Senado para, enfim, se tornar lei. 

💡 Apoie o Portal Black Mídia: O Futuro da Juventude Negra na Mídia! Para seguir nossa jornada em 2025, precisamos de você! Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 54738053000133) e fortaleça o Portal Black Mídia. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.

📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços.

Faça parte da Comunidade Black

As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Clique para acessar nossa comunidade

Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)

No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)

Black Mídia TV

@portalblackmidiaa

@portalblackmidia