Evento abre circuito baiano que define representante para o Slam BR, o campeonato nacional de poesia falada.
Publicado em 18/07/2025 às 18:05
Foto: Divulgação
Neste domingo (20), a partir das 14h, a Casa do Benin, no Pelourinho, recebe a abertura da temporada 2025 do Slam das Minas Bahia, coletivo que há oito anos fortalece o protagonismo de mulheres na cena da poesia falada no estado. A série de batalhas faz parte do circuito estadual que irá definir a representante da Bahia no Slam BR – o Campeonato Brasileiro de Poesia Falada.
Serão quatro etapas eliminatórias até a grande final, em encontros itinerantes que se estendem até setembro, ocupando diferentes espaços culturais de Salvador. A poeta vencedora não apenas conquista o direito de representar a Bahia na disputa nacional, mas carrega consigo o compromisso de ecoar, em voz alta, as experiências, tensões e resistências de onde vem.
A abertura do evento contará ainda com uma roda de conversa com o tema “A palavra como território: narrativas de resistência e existência”, com participações da poeta e doutora em literatura Meg Heloise, da comunicadora e doutoranda em educação Thiffany Odara, e da poeta e bacharel em artes Ludmila Singa, que também integra o Slam das Minas Bahia. Juntas, elas discutem o papel da linguagem como ferramenta de mobilização social e produção de subjetividades nas periferias.
A programação inclui ainda apresentações musicais da DJ Nai Kiese, com um set que une elementos da cultura afro-brasileira e das batidas urbanas, e da poeta e MC pernambucana Bell Puã, conhecida por performances que misturam palavra falada, identidade e crítica social.
A nova temporada do Slam das Minas Bahia integra os projetos contemplados pelos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia, com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), via PNAB e Ministério da Cultura.
💡 Apoie o Portal Black Mídia: O Futuro da Juventude Negra na Mídia! Para seguir nossa jornada em 2025, precisamos de você! Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 54738053000133) e fortaleça o Portal Black Mídia. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.
📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços.
As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.
Clique para acessar nossa comunidadeNossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)
No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)