Evento inédito acontece em Salvador nos dias 29 e 30 de julho e propõe reflexões sobre justiça, reparação e equidade
Publicado em 23/07/2025 às 20:53
Foto: PICHA Stock / Pexels
Nos dias 29 e 30 de julho de 2025, Salvador sedia um marco inédito na história da advocacia baiana e nacional: o I Congresso da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha da OAB-BA. Com o tema “Justiça Racial, Democracia, Reparação e Bem Viver”, o encontro será realizado na Casa da Mulher Brasileira e na Escola Superior da Advocacia (ESA), e integra a programação do Julho das Mulheres Negras da OAB, mês que homenageia o 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela.
A proposta do congresso propõe um espaço de escuta, articulação política, fortalecimento de lideranças e reconhecimento da centralidade das mulheres negras na construção de um sistema de justiça mais equitativo. Advogadas, estudantes, lideranças comunitárias e representantes de movimentos sociais se reúnem para discutir os impactos do racismo estrutural dentro e fora das instituições jurídicas, além de celebrar as conquistas históricas que vêm sendo construídas por essas mulheres.
A programação dos dois dias inclui palestras magnas, painéis temáticos, oficinas práticas e vivências culturais. Um dos momentos mais simbólicos será a entrega do Prêmio Tereza de Benguela, dedicado a mulheres negras que se destacam na luta por justiça racial, reparação histórica e direitos humanos. A premiação também reforça o caráter celebratório do evento: uma homenagem a quem pavimentou o caminho da resistência e uma convocatória para que novas vozes ocupem esse percurso.
A presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, destacou que o congresso é “um momento histórico, construído com coragem, consciência e o compromisso com a valorização das vozes que, por muito tempo, foram silenciadas ou invisibilizadas, inclusive dentro do próprio sistema de Justiça”. Para ela, o protagonismo das mulheres negras é essencial para que a advocacia se torne de fato plural, potente e transformadora.
A iniciativa é uma realização da Comissão de Promoção da Igualdade Racial com o apoio da Comissão da Advocacia Negra, da ESA, da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) e outras comissões temáticas da OAB-BA. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 29 de julho pela plataforma Sympla. As vagas são limitadas.
💡 Apoie o Portal Black Mídia: O Futuro da Juventude Negra na Mídia! Para seguir nossa jornada em 2025, precisamos de você! Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 54738053000133) e fortaleça o Portal Black Mídia. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.
📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços.
As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.
Clique para acessar nossa comunidadeNossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)
No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)