Pela primeira vez, festival internacional leva filmes africanos a bairros populares da cidade e abre caminho para novos públicos
Publicado em 29/07/2025 às 21:48

Foto: Likarion Wainaina (Quênia) – Crédito: One Fine Day Films
Filmes africanos contemporâneos vão ocupar telas pouco habituadas ao cinema internacional — e menos ainda ao cinema do continente africano. Entre os dias 31 de julho e 8 de agosto, Salvador recebe uma edição inédita da Mostra de Cinemas Africanos (MCA) com sessões gratuitas em bairros periféricos. Batizada de Mostra nos Bairros, a ação leva quatro títulos africanos a três espaços culturais das comunidades do Uruguai, de Cajazeiras e do Engenho Velho de Brotas.
A iniciativa é um desdobramento da programação oficial da MCA, que acontece em setembro e outubro em quatro cidades brasileiras. Agora, antes mesmo do início do festival, o público de Salvador poderá assistir a filmes como Supa Modo (Quênia), Kasala (Nigéria), Wallay (França/Catar) e Martha & Niki (Suécia), produções que transitam entre temas como amadurecimento, pertencimento, amizade, ancestralidade e superação. A curadoria é especialmente voltada a jovens espectadores, mas todas as sessões são abertas para públicos de qualquer idade.
A proposta nasceu do desejo antigo de democratizar o acesso às produções africanas e levá-las para além dos centros culturais convencionais. “Uma vontade que sempre tivemos foi de levar filmes africanos para espaços culturais parceiros na cidade de Salvador. Este ano, com a Dan Território de Criação assumindo nossa realização, conseguimos avançar nesse sonho, e estamos só começando”, explica Ana Camila Esteves, idealizadora da Mostra. A ação tem produção da Ana Camila Comunicação e Cultura e da Dan Território de Criação.
As exibições começam nos dias 31 de julho e 1º de agosto no Espaço Cultural Alagados, seguem para Cajazeiras, nos dias 5 e 6, e encerram-se nos dias 7 e 8 de agosto, na Fundação Pierre Verger. A proposta não se concentra apenas em mostrar filmes, mas também estabelecer pontes entre o audiovisual africano e as vivências das comunidades negras brasileiras.
Com oito anos de existência, a Mostra de Cinemas Africanos é hoje um dos principais festivais dedicados ao cinema africano no Brasil. Em 2025, além de Salvador, Cachoeira e São Paulo, o evento chega também ao Rio de Janeiro, ampliando sua presença nacional. A edição deste ano tem como foco o cinema da Nigéria e integra a programação oficial da Temporada França-Brasil 2025, sendo o único festival de cinema na Bahia a compor a agenda comemorativa dos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
💡 Apoie o Portal Black Mídia: O Futuro da Juventude Negra na Mídia! Para seguir nossa jornada em 2025, precisamos de você! Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 54738053000133) e fortaleça o Portal Black Mídia. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.
📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços.
As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.
Clique para acessar nossa comunidade
Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)
No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)