Espetáculo “Vovô” estreia turnê por terreiros da Bahia

Projeto “Raízes que Povoam” estreia com circulação teatral e oficinas de produção cultural que celebram o avô negro como símbolo de sabedoria e ancestralidade

O espetáculo é protagonizado pelos atores Pedro Zaki e Rafa Martins (Créditos: Amanda Chung)

O avô negro, figura por vezes esquecida nas narrativas familiares, ocupa o centro da cena no espetáculo “Vovô”, que em agosto percorre terreiros de candomblé em quatro cidades da Bahia: Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Santo Amaro. A montagem, que nasceu ainda na pandemia, ganha agora novos territórios e dimensões ao integrar o projeto “Raízes que Povoam”, iniciativa do Instituto de Arte e Cultura da Bahia (IAC-BA) / Teatroescola que une arte, espiritualidade e memória coletiva. Todas as atividades são gratuitas.

Com dramaturgia sensível, a peça é interpretada pelos atores Pedro Zaki e Rafa Martins, sob direção de Leno Sacramento, do Bando de Teatro Olodum. Ao revisitar lembranças afetivas com seus avôs, os artistas propõem um olhar crítico e afetuoso sobre masculinidades negras, abandono, cuidado, homofobia e ancestralidade. A peça busca resgatar a importância desse personagem muitas vezes invisibilizado nas estruturas familiares, convidando o público a refletir sobre vínculos, afetos e o legado que queremos deixar para as próximas gerações.

A primeira apresentação acontece no dia 9 de agosto, no Terreiro Ilê Asé Odé Faroerã, em Paripe, bairro do subúrbio ferroviário de Salvador. Em cada local, além da sessão teatral, será realizado um workshop de produção cultural com foco na cultura dos terreiros, ministrado pelo gestor sociocultural Nell Araújo. A oficina apresenta noções práticas de produção voltadas à preservação e valorização das expressões culturais de matriz africana, abordando temas como planejamento, comunicação e gestão financeira de projetos. Em Lauro de Freitas, as atividades contarão com acessibilidade em Libras.

A circulação do espetáculo marca a estreia do projeto “Raízes que Povoam” e reafirma a potência dos terreiros como espaços de cultura, formação e resistência. A circulação segue por todo o mês de agosto. Mais do que falar sobre avôs, “Vovô” nos convida a escutá-los — vivos ou ancestrais — e a entender que na memória dos que vieram antes, há caminhos possíveis para seguir.

Programação

Salvador
Local: Terreiro Ilê Asé Odé Faroerã – Rua 7 de Setembro da Cocisa, 53, Paripe
Data: 9 de agosto
Horário: Workshop das 14h às 16h; Espetáculo seguido de bate-papo das 17h às 18h10
Responsável: Bàbálòrìsá Faroci
Instagram: @andrei.amorim91 | @ile.ase.odefaroera

Lauro de Freitas
Local: Terreiro Ilê Asé Opô Oyá Sojú – Rua Capiarara, nº 1.850, Areia Branca
Data: 17 de agosto
Horário: Workshop das 14h às 16h; Espetáculo seguido de bate-papo das 18h às 19h10
Responsável: Bàbálòrìsá Igor de Odé
Instagram: @igormascarenhas1 | @ileaseopooyasoju
Atividades com acessibilidade em Libras

Camaçari
Local: Terreiro Ilê Axé Raízes Obá Kossô Omi – Rua São José, nº 13, Distrito de Parafuso
Data: 23 de agosto
Horário: Workshop das 14h às 16h; Espetáculo seguido de bate-papo das 18h às 19h10
Responsável: Bàbálòrìsá Jorge D’Olwaiyè
Instagram: @ileaxeraizesobakossoomi

Santo Amaro
Local: Terreiro Ilê Yá Oman – Avenida Rui Barbosa, nº 577, Bonfim
Data: 29 de agosto
Horário: Workshop das 14h às 16h; Espetáculo seguido de bate-papo das 18h às 19h10
Responsável: Bàbálòrìsá Sérgio de Ayrá
Instagram: @babasergioayra

💡 Apoie o Portal Black Mídia: O Futuro da Juventude Negra na Mídia! Para seguir nossa jornada em 2025, precisamos de você! Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 54738053000133) e fortaleça o Portal Black Mídia. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.

📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços.

Faça parte da Comunidade Black

As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Clique para acessar nossa comunidade

Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)

No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)

Black Mídia TV

@portalblackmidiaa

@portalblackmidia