‘Festiva Sonoras’ inscreve compositoras até 17 de agosto

Evento acontece em setembro e outubro no Vale do Capão e em Ilhéus, reunindo artistas de diferentes territórios para shows, oficinas e rodas de conversa

Publicado em 14/08/25 às 19:49

Foto: Reprodução

Compositoras de toda a Bahia têm até o próximo domingo (17) para garantir participação no Festival Internacional de Compositoras Sonora 2025, que este ano será realizado entre 17 de setembro e 4 de outubro, passando por Ilhéus e pelo Vale do Capão. Serão selecionadas oito artistas com repertório autoral, divididas entre dois territórios prioritários (Chapada Diamantina e Litoral Sul) e outras regiões do estado.

A programação artística contará com shows nos dias 19 e 20 de setembro em Ilhéus e 3 e 4 de outubro no Vale do Capão, além de atividades formativas voltadas à profissionalização das artistas, como oficinas, rodas de conversa e trocas de experiências. O evento é reconhecido por criar pontes entre compositoras iniciantes e nomes já consolidados da cena musical baiana, fortalecendo a rede de mulheres na música.

Para Ive Farias, produtora do festival, a edição deste ano marca um momento de crescimento e afirmação do projeto. “A cada ano o festival se fortalece nos territórios e mostra que a Bahia tem muita riqueza cultural para revelar. Esse ano teremos a femenagem a nossa ministra Margareth Menezes, que também é uma grande compositora, e estamos muito felizes em poder dar destaque à sua trajetória autoral.”, afirma.

As compositoras interessadas podem se inscrever pelo formulário disponível nas redes sociais (@sonorabahia) do festival até 17 de agosto. Ainda neste ano, além dos shows, serão promovidas atividades formativas que fortalecem o mercado e a profissionalização das artistas baianas.

Criado no Brasil em 2016 e hoje presente em vários países, o Sonora nasceu com o objetivo de dar visibilidade à produção musical de mulheres, incluindo compositoras, produtoras e técnicas. A edição baiana já realizou mais de 12 edições em cidades como Ilhéus, Itacaré, Serra Grande, Salvador e Vale do Capão, reunindo centenas de artistas de diferentes estilos e regiões.

📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços.

💡 Apoie o Portal Black Mídia: O Futuro da Juventude Negra na Mídia! Para seguir nossa jornada em 2025, precisamos de você! Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 54738053000133) e fortaleça o Portal Black Mídia. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.

Faça parte da Comunidade Black

As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Clique para acessar nossa comunidade

Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)

No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)

Black Mídia TV

@portalblackmidiaa

@portalblackmidia