A organização quer construir, de forma participativa, diretrizes para financiamento climático que representem as realidades dos territórios periféricos brasileiros
Publicado em 15/08/25 às 18:05
Foto: Iniciativa PIPA
A Iniciativa PIPA está mobilizando coletivos, movimentos e organizações de todas as regiões do Brasil para garantir que as vozes das periferias sejam ouvidas nas negociações internacionais sobre clima e financiamento. Entre 30 de julho e 27 de agosto, a organização conduz uma consulta pública online que vai reunir experiências, prioridades e propostas para um financiamento climático mais justo e alinhado à realidade dos territórios.
O resultado será transformado em um documento com diretrizes concretas que será apresentado a financiadores e formuladores de políticas públicas durante a COP30, conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas que será realizada em Belém (PA), neste ano. Além de demandas, a expectativa é que as contribuições representem também soluções já praticadas nas periferias, muitas delas enraizadas em saberes e estratégias comunitárias.
Para a PIPA, sem o financiamento das periferias, não há justiça climática possível. A articulação Periferias em Rede, núcleo nacional que conecta territórios periféricos aos debates internacionais sobre clima, raça e justiça, reforça que essas comunidades já enfrentam os impactos da crise climática e têm propostas concretas para mitigação e adaptação.
Com atuação consolidada no campo da filantropia e do investimento social privado, a Iniciativa PIPA investe há anos na ampliação do acesso a recursos por organizações periféricas, combinando produção de dados inéditos, articulação política e incidência estratégica. A COP30, segundo a entidade, será mais uma oportunidade de mostrar que práticas sustentáveis e transformadoras já estão em curso nas periferias brasileiras e precisam ser reconhecidas e financiadas com urgência.
A consulta está disponível em linguagem acessível e prática, para que lideranças comunitárias possam contribuir diretamente. O formulário pode ser acessado pelo link: https://bit.ly/PIPACOP30.
📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços.
💡 Apoie o Portal Black Mídia: O Futuro da Juventude Negra na Mídia! Para seguir nossa jornada em 2025, precisamos de você! Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 54738053000133) e fortaleça o Portal Black Mídia. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.
As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.
Clique para acessar nossa comunidadeNossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)
No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)