Longa retrata a luta dos africanos muçulmanos escravizados que se organizaram contra o sistema na Bahia de 1835
Publicado em 18/08/25 às 19:27
Foto: Reprodução
Um dos episódios mais marcantes da história brasileira vai ganhar as telonas. “Malês”, novo filme dirigido por Antonio Pitanga, estreia dia 2 de outubro nos cinemas e traz para o público o impacto da Revolta dos Malês, maior levante organizado por pessoas escravizadas no Brasil.
A trama se passa na Salvador do século 19, marcada pela repressão, violência e resistência. No longa, Antonio Pitanga interpreta Pacífico Licutan, um dos líderes da rebelião, que pregava a união entre diferentes etnias e religiões em nome da liberdade e do fim da escravidão. O filme também destaca as difíceis condições de vida da população negra e o papel crucial dos africanos muçulmanos, conhecidos como malês, na organização do levante.
O elenco reúne nomes de peso como Camila Pitanga e Rocco Pitanga – filhos do diretor – além de Bukassa Kabengele, Samira Carvalho e Rodrigo de Odé. O roteiro é assinado por Manuela Dias, autora reconhecida por narrativas de forte carga social.
Vídeo: trailer oficial do longa “Malês”
Realizado em Salvador, “Malês” recria os acontecimentos de janeiro de 1835, quando centenas de homens e mulheres negros tomaram as ruas da capital baiana na esperança de derrubar o regime escravista.
Apesar da derrota e da brutal repressão que se seguiu, o movimento se consolidou como símbolo de coragem, organização política e resistência negra no Brasil.
📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços.
💡 Apoie o Portal Black Mídia: O Futuro da Juventude Negra na Mídia! Para seguir nossa jornada em 2025, precisamos de você! Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 54738053000133) e fortaleça o Portal Black Mídia. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.
As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.
Clique para acessar nossa comunidadeNossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)
No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)