Fundo Baobá lança nova edição do Programa Marielle Franco

Iniciativa do Fundo Baobá oferece bolsas, mentorias e apoio técnico, político e socioemocional para fortalecer trajetórias de mulheres negras em todo o país

Publicado em 22/09/25 às 20:40

Foto: karlyukav via FreePik

Estão abertas as inscrições para o edital de apoio individual da segunda edição do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco, uma das iniciativas mais relevantes do Fundo Baobá para a promoção da equidade racial no Brasil.

O programa busca impulsionar o desenvolvimento político, técnico e socioemocional de mulheres negras cis, trans e travestis que atuam em diferentes setores da sociedade, do poder público às organizações civis, passando por empresas privadas e organismos multilaterais.

Ao todo, serão selecionadas 30 lideranças, que receberão bolsas mensais de R$ 3.500 ao longo de 18 meses. Além do apoio financeiro, as participantes terão acesso a mentorias individuais e coletivas, encontros formativos e a participação em eventos que estimulam a troca de experiências entre diferentes gerações de lideranças femininas negras.

O recurso permitirá a execução de planos de desenvolvimento individual, contemplando desde formações técnicas e políticas até investimentos em equipamentos e vivências estratégicas voltadas ao fortalecimento de suas trajetórias.

Critérios de seleção

Podem se inscrever mulheres negras maiores de 18 anos, residentes em qualquer estado brasileiro ou no Distrito Federal. O edital prevê atenção especial a candidaturas vindas das regiões Norte e Nordeste, além de valorizar propostas de mulheres LBTQ, quilombolas, ribeirinhas, de outras comunidades tradicionais, pessoas com deficiência e candidatas com 35 anos ou mais.

As inscrições seguem até o dia 14 de outubro e devem ser realizadas online. O resultado final está previsto para 9 de janeiro de 2026, segundo o edital.

Histórico

Na primeira edição, realizada em 2019, o programa apoiou 59 mulheres negras entre 22 e 69 anos, oriundas de 19 estados e do Distrito Federal. As participantes ocuparam diferentes áreas de atuação e se consolidaram em espaços estratégicos de incidência política, social e cultural.

O Programa Marielle Franco é fruto da articulação entre o Fundo Baobá para Equidade Racial e parceiros internacionais de grande relevância, como a Fundação Kellogg, Fundação Ford, Instituto Ibirapitanga e Open Society Foundations.

📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços.

💡 Apoie o Portal Black Mídia: O Futuro da Juventude Negra na Mídia! Para seguir nossa jornada em 2025, precisamos de você! Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 54738053000133) e fortaleça o Portal Black Mídia. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.

Faça parte da Comunidade Black

As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Clique para acessar nossa comunidade

Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)

No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)

Black Mídia TV

@portalblackmidiaa

@portalblackmidia