Cantora e rezadeira Dona Salvadora estreia em projeto “Cantos Ancestrais”

Mestra da cultura popular leva sambas, rezas e cantigas de trabalho à praça do Santo Antônio Além do Carmo em uma noite de celebração e memória

Publicado em 07/10/25 às 20:14

Foto: Divulgação

A cantora, rezadeira e mestra da cultura popular Dona Salvadora estreia, no dia 30 de outubro, o projeto “Cantos Ancestrais”, em uma apresentação gratuita na Praça do Santo Antônio Além do Carmo, no centro histórico de Salvador. O show marca o início de uma série de encontros mensais que prometem transformar o coreto do bairro em um espaço de celebração, dança e reverência à ancestralidade.

Com sua voz marcante e presença encantadora, Dona Salvadora levará ao público sambas, rezas, pontos e cantos de trabalho que atravessam gerações. “Cantos ancestrais são os que vêm assim na mente da gente, coisa de meu avô, tataravô, de meu tataravô… aprendemos com a família, com o tempo da vida que passamos na terra: a sabedoria”, explica a artista.

No repertório, ela entoará músicas autorais e cantigas de domínio público, acompanhada por um time de músicos experientes: Amadeu Alves (violão e direção musical), Roberto Ribeiro (cavaquinho), Tito Fukunaga (flauta), Eliezer Freitas e Emerson Barata (percussão), e Juliana Alves (voz). Amadeu, parceiro de longa data da cantora, também assina os arranjos e a direção musical do projeto.

Além das canções, o espetáculo contará com momentos de contação de histórias, em que Dona Salvadora compartilha lembranças de sua infância nas lavouras e casas de farinha do interior da Bahia. São memórias que ganham corpo e ritmo em cada canto, transformando o palco em um espaço de afeto e sabedoria popular.

“Vou levar minha dedicação, minha forma de ser alegre, para todo se requebrar e dançar. O povo fica todo animado!”, diz a mestra. O projeto terá apresentações mensais por cinco meses, sempre gratuitas, reafirmando o compromisso com o acesso à cultura e a valorização das tradições orais.

O Dona Salvadora – Cantos Ancestrais é uma realização contemplada pelos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via PNAB, e Ministério da Cultura do Governo Federal.

📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços.

💡 Apoie o Portal Black Mídia: O Futuro da Juventude Negra na Mídia! Para seguir nossa jornada em 2025, precisamos de você! Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 54738053000133) e fortaleça o Portal Black Mídia. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.

Faça parte da Comunidade Black

As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Clique para acessar nossa comunidade

Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)

No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)

Black Mídia TV

@portalblackmidiaa

@portalblackmidia