Codesal eleva alerta para nível máximo após fortes chuvas em Salvador

Volume de precipitação supera 200 mm em três dias; sirenes são acionadas em nove comunidades e moradores são encaminhados a abrigos

Publicado em 22/10/25 às 19:21

Foto: Freepik

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) elevou, na tarde desta quarta-feira (22), o nível de alerta para Alerta Máximo, após os acumulados de chuva ultrapassarem 150 milímetros nas últimas 72 horas e com previsão de novas precipitações fortes a muito fortes nas próximas horas. Em bairros como Boca da Mata, o volume de chuva já passou dos 200 mm. Diante do risco de deslizamentos e alagamentos, sirenes foram acionadas em nove comunidades e moradores foram orientados a se deslocar para pontos de acolhimento.

Confira a nota da Codesal:

“Diante das condições meteorológicas adversas, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) elevou, na tarde desta quarta-feira (22/10), o nível de Alerta para Alerta Máximo, em razão dos acumulados de chuva acima de 150 mm nas últimas 72 horas e da previsão de precipitações fortes a muito fortes nas próximas horas. Em algumas localidades, o volume de chuva ultrapassou os 200mm, como em Boca da Mata.

As chuvas são provocadas por uma frente fria que permanece estacionária sobre a faixa litorânea da Bahia, mantendo o tempo instável, com registros de chuvas moderadas a fortes e ventos intensos ao longo do dia.

Em cumprimento ao Protocolo do Plano de Proteção e Defesa Civil (PPDC), foram acionadas as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme nas comunidades de Mangabeira (Cajazeiras VIII), Vila Picasso (Capelinha de São Caetano), Voluntários da Pátria (Suburbana) e Moscou (Castelo Branco), Olária (Sete de Abril), Creche(Castelo Branco), Mamede (Santa Terezinha) e Irmã Dulce (Cajazeiras VI), Bosque Real (Sete de Abril). Equipes da Codesal estão nessas localidades realizando a mobilização e orientando os moradores sobre os pontos de acolhimento, instalados em escolas municipais próximas às áreas de risco.

Previsão do tempo

Para, amanhã, quinta-feira (23/10), a previsão é de céu nublado com chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de rajadas de vento a qualquer hora do dia. Na sexta-feira (24/10), o tempo segue nublado, com chuvas moderadas ao longo do dia.

Os maiores acumulados de chuva em 72 horas foram registrados nas seguintes localidades:

Boca da Mata – 209,6 mm

Nova Brasília – 196,2 mm

Cajazeiras VII/Mangabeira – 180,6 mm

Águas Claras – 173,8 mm

Cajazeiras VIII – 165,8 mm

A média histórica de chuvas para outubro é de 91 mm, conforme dados da estação de referência em Ondina.

Rajadas de vento

Nesta semana, as maiores rajadas foram registradas nos dias 20 e 21 de outubro, com 62,6 km/h, na Boia Meteorológica – Barra, pertencente à estação do Simcosta. Nesta quarta-feira (22/10), a maior rajada chegou a 58,7 km/h no mesmo ponto de medição.

Entre hoje (22/10) e amanhã (23/10), são esperadas rajadas entre 50 e 60 km/h, podendo ultrapassar esse limite.

A partir de sexta-feira (24/10), a tendência é de redução gradual da intensidade dos ventos.
Essas rajadas estão associadas à atuação de um sistema de alta pressão próximo à costa, que intensifica os ventos na faixa litorânea.

Temperaturas em outubro

A temperatura mínima climatológica esperada para outubro é de 22,5°C. Até o momento, a menor temperatura registrada no mês foi 19,8°C, no dia 8/10. Nos últimos dias, com a influência do mesmo sistema, a mínima chegou a 20,1°C, em 21/10.

Nesta quarta-feira (22/10), a menor temperatura observada foi 20,6°C, na região de Valéria (Embasa).

As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec).

Ocorrências

As ocorrências registradas pela Codesal podem ser acompanhadas em tempo real no endereço: http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins

Plantão

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, mantém plantão 24 horas, atendendo gratuitamente pelo telefone 199.

Para receber alertas preventivos, envie um SMS gratuito para 40199, informando o CEP da residência, e receba as notificações diretamente no celular.”

📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços.

💡 Apoie o Portal Black Mídia: O Futuro da Juventude Negra na Mídia! Para seguir nossa jornada em 2025, precisamos de você! Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 54738053000133) e fortaleça o Portal Black Mídia. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.

Faça parte da Comunidade Black

As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Clique para acessar nossa comunidade

Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)

No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)

Black Mídia TV

@portalblackmidiaa

@portalblackmidia