Plataforma colaborativa reúne coletivos culturais do Quilombo do Cabula e fortalece identidade, memória e protagonismo da juventude negra no Recôncavo urbano de Salvador
Publicado em 11/11/2025 às 20:24

Foto: Divulgação
Um grupo de jovens moradores do bairro do Cabula, em Salvador (BA), desenvolveu o AquilombaMaps, um mapa interativo que reúne e divulga projetos, organizações culturais e coletivos locais. A iniciativa resulta do projeto “Minha Mãe Não Dorme Enquanto Eu Não Chegar”, do Instituto Odara, por meio da turma de Jovens Pesquisadores do Aquilombamento de Vozes.
A plataforma funciona como um diretório digital com informações sobre os espaços culturais do Quilombo do Cabula: inclui mídias digitais, agendas de eventos, pontos de referência e permite que moradores proponham cadastros de iniciativas não incluídas previamente.
Para as jovens envolvidas no projeto, o AquilombaMaps surge como uma resposta à forma como o território é retratado pela mídia. Como afirma a pesquisadora Elie Espírito (24 anos): “Estamos cansados de ver nosso território retratado apenas como violento e perigoso. O Cabula é muito mais: é cultura, quilombo, história, vozes e artes que resistem e florescem todos os dias. Queremos mostrar as potências do nosso território e convidar todos a conhecerem e valorizarem nosso trabalho coletivo”
O Aquilombamento de Vozes, que concebeu o mapa, combina pesquisa e ação comunitária, com o objetivo de dar visibilidade às iniciativas culturais do bairro.
A iniciativa também propõe uma economia simbólica de reconhecimento: ao documentar lugares de cultura, resistência e sociabilidade, o mapa contribui para que moradores e visitantes entendam o Cabula como espaço plural, desafiando estereótipos e reconhecendo o valor da produção cultural afro-brasileira no cotidiano urbano.
A plataforma é aberta à participação comunitária e ao contínuo registro de coletivos e ações. Isso porque é possível ter organizações e espaços cadastrados no mapa através do preenchimento de um formulário online.
📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços.
💡 Apoie o Portal Black Mídia: O Futuro da Juventude Negra na Mídia! Para seguir nossa jornada em 2025, precisamos de você! Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 54738053000133) e fortaleça o Portal Black Mídia. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.
As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.
Clique para acessar nossa comunidade
Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)
No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)