O Partido dos Panteras Negras voltou?

Grupo autodenominado ‘Black Panther Party’ aparece em protesto contra o ICE na Filadélfia

Publicado em 21/01/2026 às 12:31

Fotos: Reprodução Redes Sociais; Paul Birdsong Instagram

Integrantes da seção da Filadélfia do grupo que se autodenomina Partido dos Panteras Negras para Autodefesa participaram, na semana passada, de um protesto contra o ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos Estados Unidos).

Segundo os organizadores, a presença teve como objetivo garantir a segurança dos manifestantes após a morte de Renee Nicole Good, baleada por um agente federal em Minneapolis.

O grupo esteve em frente à Prefeitura da Filadélfia usando jaquetas pretas com o símbolo da pantera, boinas e portando armas de estilo militar. De acordo com os integrantes, todo o armamento estava dentro do que é permitido pela legislação local.

Paul Birdsong, que se apresentou como presidente da filial da Filadélfia, afirmou que a atuação do grupo buscava evitar confrontos e proteger o público presente na manifestação. Ao comentar o caso ocorrido em 7 de janeiro, quando Good foi morta durante uma ação do ICE em Minneapolis, Birdsong disse ao jornal The Philadelphia Inquirer que a situação poderia ter sido evitada.

Segundo ele, a presença do grupo teria impedido qualquer abordagem violenta. Birdsong também declarou que agentes do ICE não se aproximariam dele ou do grupo durante protestos, alegando que a morte de uma mulher desarmada representa, em sua visão, um exemplo de abuso por parte das autoridades federais.

O líder afirmou ainda que o grupo se considera uma continuidade do Partido dos Panteras Negras original, fundado em 1966 por Huey P. Newton e Bobby Seale, conhecido tanto pelas patrulhas armadas de monitoramento policial quanto por programas sociais, como distribuição de café da manhã, clínicas comunitárias e iniciativas educacionais.

Segundo Birdsong, embora inspirado no movimento histórico, o grupo atual adota uma postura mais combativa. Entre as pautas defendidas estão a extinção do ICE e a responsabilização do ex-presidente Donald Trump e de sua administração pelas políticas de fiscalização migratória.

Com informações da Black Information Networking e The Philadelphia Inquirer

Faça parte da Comunidade Black

As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Clique para acessar nossa comunidade

Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)

No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)

Black Mídia TV

@portalblackmidiaa

@portalblackmidia