Evento “ÀBÁMODÁ” propõe um olhar afrodiaspórico sobre a produção tecnológica e reúne especialistas baianas em ciência de dados, IA e internet
Publicado em 21/10/25 às 19:20

Foto: Freepik
Salvador será palco da Pré-Conferência ÀBÁMODÁ: Pessoas, Algoritmos e Renda, um encontro inédito que discute o papel da tecnologia como ferramenta de emancipação social e geração de renda a partir de perspectivas afrodiaspóricas. O evento acontece no dia 8 de novembro, das 9h às 16h, na Casa Vale do Dendê, e já está com ingressos à venda pela Sympla.
A pré-conferência inaugura o projeto ÀBÁMODÁ: Ciclos de Tecnologia, uma iniciativa desenvolvida pelo SoteroLab e Conexão Malunga, com apoio da Vale do Dendê, que nasce em Salvador com o objetivo de promover encontros entre tecnologia, ancestralidade e desenvolvimento econômico. O nome do projeto, inspirado na folha iorubá “Àbámodá”, conhecida como folha da fortuna, simboliza a capacidade de transformar desejos em ação, unindo tradição e inovação.
Com o tema “Pessoas, algoritmos e renda”, a programação reunirá nomes como a engenheira de software Lorena Pereira, a jornalista Mariana Gomes e o cientista de dados Matheus Moreira, que conduzirão painéis e conversas sobre computação, conectividade significativa, carreira na área de tecnologia e os desafios de produção e inovação a partir do Nordeste. Também haverá espaço para lightning talks, em que participantes poderão propor mini-conferências e compartilhar experiências.
A proposta do evento é construir um espaço horizontal e colaborativo de aprendizado, que incentive o protagonismo de mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e integrantes de comunidades tradicionais na criação de soluções tecnológicas. “Buscamos trabalhar a horizontalização do debate e do entendimento sobre estratégias necessárias para atuar na dinâmica de produção tecnológica”, explica Lorena Pereira, fundadora do SoteroLab.
Já Mariana Gomes, da Conexão Malunga, define o encontro como “um primeiro passo de um caminho coletivo que aposta no encontro como espelho, na reflexão dos desafios locais e na projeção de possibilidades”.
OÀBÁMODÁ pretende consolidar Salvador como um polo de inovação de base comunitária, onde tecnologia, cultura e ancestralidade se encontram. Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada).
📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços.
💡 Apoie o Portal Black Mídia: O Futuro da Juventude Negra na Mídia! Para seguir nossa jornada em 2025, precisamos de você! Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 54738053000133) e fortaleça o Portal Black Mídia. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.
As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.
Clique para acessar nossa comunidade
Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)
No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)