Trilha Preta fortalece afroempreendedoras com formação gratuita

Idealizado pela Rede EMUNDE, o programa oferece imersão e 60 horas de consultoria em marketing, vendas e finanças, com foco na valorização de saberes ancestrais e práticas de gestão moderna

Publicado em 14/10/25 às 20:04

Foto: Reprodução

A segunda edição da Trilha Preta chega em outubro com o intuito de unir o empreendedorismo negro à ancestralidade, à inovação e à sustentabilidade. Realizada pela Rede Mundial de Empreendedorismo Étnico (Rede EMUNDE), em parceria com o SEBRAE Bahia e a Universidade Estadual da Bahia (UNEB), a iniciativa é voltada exclusivamente para afroempreendedoras que desejam fortalecer seus negócios e ampliar sua presença em diferentes mercados.

Com acesso gratuito, o programa inclui dois dias de imersão presencial, nos dias 29 e 30 de outubro de 2025, das 9h às 13h, na sede do SEBRAE Bahia, no Costa Azul. Além disso, conta com 60 horas de consultoria especializada, divididas entre marketing e vendas (30h) e finanças e precificação (30h).

A metodologia busca integrar ferramentas de gestão e comunicação com a escuta sensível das trajetórias e saberes das participantes, valorizando a herança cultural que molda suas formas de empreender.

Durante a formação, serão abordados temas essenciais para o fortalecimento dos negócios, como marca pessoal, letramento financeiro, sustentabilidade dos afroempreendimentos e atuação em rede. A programação conta com a palestra internacional da angolana Magnata Marleyh Selo, sobre identidade e marca pessoal, e a oficina presencial de Letramento Financeiro e Precificação, ministrada pela Dra. Tania Bomfim.

De acordo com a Rede EMUNDE, a Trilha Preta se propõe a criar uma rede de apoio entre mulheres negras empreendedoras, incentivando a colaboração, a troca de experiências e a abertura para novos mercados locais, nacionais e internacionais.

Além disso, as participantes poderão realizar pré-inscrição para a ExpoAfro 2025, que acontece entre os dias 6 e 9 de novembro, ampliando ainda mais as oportunidades de visibilidade e articulação econômica.

A iniciativa conta também com o apoio do Instituto de Inovação Social e Sustentabilidade (YvY), Agô Empreende, Cative Públicos Estratégicos, Africanidade Afromeji e da consultora Laize Mercês, especialista em empreendedorismo digital.

📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços.

💡 Apoie o Portal Black Mídia: O Futuro da Juventude Negra na Mídia! Para seguir nossa jornada em 2025, precisamos de você! Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 54738053000133) e fortaleça o Portal Black Mídia. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.

Faça parte da Comunidade Black

As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Clique para acessar nossa comunidade

Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)

No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)

Black Mídia TV

@portalblackmidiaa

@portalblackmidia