Segunda fase do ciclo formativo acontece nos dias 24 e 25 de outubro, no Espaço Xisto Bahia, com entrada gratuita
Publicado em 21/10/25 às 19:50

Foto: Freepik
O Ciclo Formativo Afrolatinidades chega à sua segunda fase destacando o protagonismo de profissionais negros e negras que constroem o presente e o futuro do cinema negro no Brasil e na América Latina. O encontro, que acontece nos dias 24 e 25 de outubro, no Espaço Xisto Bahia (ao lado da Biblioteca Central dos Barris), propõe uma imersão nas estratégias de resistência, nos desafios do setor e nos caminhos para fortalecer o audiovisual feito por mãos pretas.
As atividades serão realizadas na sexta-feira (24), das 16h às 18h, e no sábado (25), das 10h às 12h, com inscrições gratuitas e vagas limitadas. A condução será do professor e realizador Leonardo Bião, ao lado da produtora cultural e publicitária Tulani Nascimento e do diretor e roteirista Vinícius Eliziário, em um espaço voltado à troca de experiências, provocações e criação coletiva.
Com o tema “Pensando o Audiovisual Negro”, o módulo busca refletir sobre como cineastas, roteiristas e produtores negros têm reconfigurado o cinema a partir de suas próprias narrativas, tensionando estruturas e abrindo caminhos para novas estéticas e modos de produção.
O ciclo integra a programação do Afrolatinidades: Ciclo Formativo, projeto que promove diálogos sobre as artes afrolatinas e reconhece o fazer cultural negro como força criativa e política no continente. A inscrição pode ser feita online.
📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços.
💡 Apoie o Portal Black Mídia: O Futuro da Juventude Negra na Mídia! Para seguir nossa jornada em 2025, precisamos de você! Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 54738053000133) e fortaleça o Portal Black Mídia. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.
As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.
Clique para acessar nossa comunidade
Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)
No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)