Projeto idealizado pelo cantor e pesquisador estreia em Salvador com debates internacionais, cooperação entre países e show na Concha Acústica do Teatro Castro Alves
Publicado em 13/10/25 às 18:30
Foto: Divulgação
A Baía de Todos os Santos, espaço de travessias, encontros e memórias, é o ponto de partida para “Baía Profunda”, uma maratona artístico-cultural que propõe um mergulho nas raízes e nos futuros da cultura brasileira. Idealizado pelo cantor, compositor e pesquisador Mateus Aleluia, o projeto estreia em Salvador nos dias 7 e 8 de novembro, reunindo artistas, pensadores e representantes diplomáticos do Brasil, África e Europa.
Aberto com debates e uma assinatura de protocolo de cooperação internacional, o evento marca o início de um ciclo de ações que se estenderá por 2026, articulando intercâmbios artísticos, científicos e culturais. A iniciativa é uma realização da Talismã Arte e Cultura e Sanzala Cultural, com patrocínio do programa Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador.
“Não é a Bahia com H, a Bahia Estado, que foi designado pelos homens. É a Baía acidente geográfico. É a Baía do choque, das placas tectônicas. É a Baía de todos os Santos, é a Baía profunda”, define Aleluia, condecorado este ano com a Ordem do Mérito Cultural, grau Grã-Cruz.
O artista vê o projeto como um elo entre espiritualidade, arte e pensamento, celebrando a Bahia como território de encruzilhadas e berço de civilizações que se entrelaçam.
Programação
A programação se inicia no Espaço Cultural da Barroquinha, no dia 7 de novembro, com a exibição de um minidocumentário e a assinatura de um acordo de cooperação entre países. No dia 8, o público acompanhará três mesas-redondas que discutem temas como identidade, língua e futuro, com nomes como Ailton Krenak, Ondjaki, Kaká Werá, Cristine Takuá e Alexandre Coimbra Amaral.
Encerrando a maratona, Mateus Aleluia apresenta o espetáculo “Baía Profunda” ao lado do maestro Ubiratan Marques e da Orquestra Afrosinfônica, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, às 19h. O show promete unir música, pensamento e ancestralidade em um concerto que reafirma a potência cultural da Bahia.
Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do TCA e pelo Sympla, com opções solidárias a R$ 84 e doação de 1kg de alimento, destinado ao Instituto Mãos Amigas.
Segundo a diretora artística e coordenadora executiva Tenille Bezerra, “Baía Profunda” é uma plataforma que reconhece a cultura brasileira como uma síntese viva de encontros. “A intenção é mobilizar diversos agentes culturais para promover um espaço inclusivo, valorizando o entendimento da cultura brasileira, baiana, como uma cultura naturalmente inclusiva”, afirma.
O projeto tem apoio do Teatro Castro Alves, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA).
📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços.
💡 Apoie o Portal Black Mídia: O Futuro da Juventude Negra na Mídia! Para seguir nossa jornada em 2025, precisamos de você! Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 54738053000133) e fortaleça o Portal Black Mídia. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.
As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.
Clique para acessar nossa comunidadeNossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)
No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)