Fies: resultado do segundo semestre já está disponível

Mais de 74 mil vagas foram ofertadas nesta etapa; candidatos pré-selecionados têm até 1º de agosto para complementar os dados e garantir a participação

Publicado em 30/07/2025 às 18:43

Foto: Canva / Hamilton Campos

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2025. A lista com os nomes dos pré-selecionados já está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login via Gov.br.

Nesta edição, o programa recebeu mais de 276 mil inscrições, feitas por 111.402 candidatos e cada um pôde indicar até três cursos de interesse. Ao todo, foram ofertadas 74,5 mil vagas em 1.215 instituições particulares de ensino superior, distribuídas em mais de 18 mil opções de curso e turno. Desse total, metade foi destinada ao Fies Social, modalidade voltada a estudantes de baixa renda inscritos no CadÚnico, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

Os estudantes que constam na chamada única têm entre hoje (30) e 1º de agosto para complementar as informações da inscrição no sistema. Após esse passo, é necessário comprovar os dados informados junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição em que o candidato foi selecionado, presencialmente ou online, no prazo de até cinco dias úteis.

Quem não foi selecionado nessa primeira chamada entra automaticamente na lista de espera, que será utilizada entre os dias 5 de agosto e 19 de setembro para novas convocações. Cada convocado terá até três dias úteis para complementar o cadastro e seguir com o processo de contratação do financiamento.

Fies Social e a ampliação do acesso

Instituído pela Resolução nº 58/2024, o Fies Social é uma das principais novidades do programa e tem o objetivo de retomar o caráter social do financiamento estudantil. Com ele, candidatos em situação de vulnerabilidade passam a ter prioridade no acesso às vagas e podem contratar até 100% do valor da mensalidade, a depender do perfil socioeconômico.

Além da reserva de 50% das vagas para estudantes de baixa renda, o programa também reserva cotas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência. A medida acompanha os esforços do governo federal em ampliar o acesso de grupos historicamente excluídos da educação superior.

Criado em 2001, o Fies é um dos principais programas federais de acesso ao ensino superior privado no Brasil. Para participar, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtido média mínima nas provas e não zerado a redação. A seleção considera a nota do Enem, a modalidade de concorrência e o grupo de preferência definido pelo candidato.

💡 Apoie o Portal Black Mídia: O Futuro da Juventude Negra na Mídia! Para seguir nossa jornada em 2025, precisamos de você! Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 54738053000133) e fortaleça o Portal Black Mídia. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.

📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços.

Faça parte da Comunidade Black

As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Clique para acessar nossa comunidade

Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)

No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)

Black Mídia TV

@portalblackmidiaa

@portalblackmidia