Iniciativa fortalece pertencimento étnico-racial e valoriza culturas afro-brasileira e indígena nas escolas públicas.
Publicado em 12/08/25 às 20h27
Foto: Reprodução
Na próxima quinta-feira (21), às 9h, o Colégio Estadual Teodoro Sampaio, em Pirajá, recebe a segunda ação itinerante do Projeto Identidades, iniciativa que aproxima estudantes das tradições e manifestações culturais afro-brasileiras e indígenas por meio de rodas de conversa e oficinas artísticas.
Esta edição traz a roda “Na ginga, danço e avanço”, seguida de uma oficina de escrita criativa, com participação do cantor, compositor, produtor cultural e capoeirista Tonho Matéria; do ogã de Xangô, escritor e arte-educador Sandro Sussuarana; e do educador social Jocevaldo Santiago. A proposta é explorar a capoeira como espaço de dança, arte, ginga e retomada ancestral, valorizando o corpo como território de liberdade e expansão.
O projeto teve sua estreia no mês passado, no Colégio Estadual Carlos Marighella, no Stiep, com a roda “Julho das Pretas: por Reparação e Bem-viver” e oficina de escrita criativa, reunindo artistas, estudantes e lideranças culturais para debater identidade, representatividade e o papel da juventude negra na construção de um futuro mais justo.
O objetivo do Projeto Identidades é levar para dentro das escolas atividades que despertem o pertencimento étnico-racial, estimulem o pensamento crítico e fortaleçam a valorização das culturas afro-brasileira e indígena. A iniciativa se apoia na Lei 11.645/08, que obriga o ensino da história e cultura desses povos nas instituições de ensino, usando a arte e a literatura como pontes para identidade e mudança social.
Realizado pela Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo, o Projeto Identidades percorre escolas públicas de Salvador e Região Metropolitana. O Quero Ver o Momo também abriu chamada pública para escolas interessadas em receber as ações itinerantes a partir de setembro de 2025. Podem participar instituições públicas a partir do 8º ano do ensino fundamental II. As inscrições devem ser feitas pelo formulário disponível no Instagram oficial da associação (@queroveromomo).
📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços.
💡 Apoie o Portal Black Mídia: O Futuro da Juventude Negra na Mídia! Para seguir nossa jornada em 2025, precisamos de você! Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 54738053000133) e fortaleça o Portal Black Mídia. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.
As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.
Clique para acessar nossa comunidadeNossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)
No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)