8 empresários negros para acompanhar

A presença de empreendedores negros à frente de grandes negócios não é apenas uma questão de mercado, mas de transformação social. Para a Geração Z, que busca alternativas ao modelo tradicional de trabalho, apesar dos desafios, o empreendedorismo surge como um caminho para autonomia e inovação, rompendo com estruturas excludentes e criando novas oportunidades.

Nesse cenário, figuras como Monique Evelle, Elton Marques, João Vitor, Camila Farani e tantos outros não apenas ocupam espaços estratégicos, mas pavimentam caminhos para que mais jovens negros possam enxergar no empreendedorismo uma forma de existência e resistência. Suas trajetórias mostram que, além de talento e inovação, construir negócios de impacto requer um olhar atento para diversidade, tecnologia e desenvolvimento sustentável.

Monique Evelle – Foto/Reprodução: Shark Thank Brasil

  1. Monique Evelle (@moniqueevelle)

Monique Evelle, natural de Salvador-Ba, começou a empreender aos 16 anos. Ela fundou o Desabafo Social, um laboratório de tecnologias sociais, e desenvolveu soluções para diversos clientes, como Natura, Google, UOL, Nubank, Ambev, entre outros. Com centenas de palestras realizadas pelo Brasil, ela compartilha conteúdos sobre inovação, empreendedorismo, ESG, branding e muito mais.

Aos 28 anos, Monique estreou como Shark no Shark Tank Brasil, tornando-se a Shark mais jovem da América Latina. Ela é cofundadora da Inventivos, uma plataforma que permite pessoas construírem carreiras e empresas melhores, reduzindo barreiras e fortalecendo a base para que suas ideias prosperem.

Em 2021, foi reconhecida pela Forbes como parte da lista “30 Under 30”, está entre os 50 profissionais mais criativos do Brasil, segundo a Revista Wired, e entre as 500 personalidades mais influentes da América Latina. Além disso, é autora do livro “Empreendedorismo Feminino: Olhar Estratégico sem Romantismo”.

João Vitor – Foto/Reprodução: G4 Educação

  1. João Vitor (@joaovitor)

João Vitor atua como Chief Operations Officer – executivo responsável por gerenciar as operações diárias da empresa (COO) e como Chief Product & Technology Officer (CPTO) – profissional responsável pelo desenvolvimento e gestão de produtos da G4 Educação, além de ser sócio da empresa. Anteriormente, responsável pela área de Growth na Suno Research – a maior casa de análise de investimentos credenciada pela APIMEC no Brasil –, onde foi o primeiro funcionário e um dos principais responsáveis pelo crescimento do negócio desde o início.

João Vitor também é conselheiro de growth hacking na Arq Express e na Bagy, além de já ter atuado como mentor de growth e performance marketing na WeWork. Growth marketing é uma abordagem orientada a experimentação e análise de dados, focada em identificar e escalar oportunidades de crescimento sustentável 

para o negócio. Ela envolve testes rápidos, otimizações constantes e estratégias inovadoras para atrair, engajar e reter clientes.

Autor do livro “101 Perguntas e Respostas para o Empreendedor Iniciante”, João Vitor desempenha um papel fundamental no G4 Educação, onde, além de compartilhar sua expertise em growth hacking, lidera novas frentes e iniciativas que impulsionam o crescimento da empresa. Ele também fundou a Empreenda Junto, uma plataforma que conecta empreendedores em todo o Brasil para ampliar o networking e validar ideias de negócio.

Elton Marques – Foto/Reprodução

  1. Elton Marques (@elton_marques96)

Elton Marques é sócio fundador da Agência TCMS, uma agência de marketing digital focada em conversão e vendas online, com mais de 6 anos de experiência, possui expertise em tráfego pago, desenvolvimento de e-commerce, implementação de CRMs e funis de venda.

CRMs (Customer Relationship Management systems) são ferramentas que centralizam e organizam os dados dos clientes, permitindo acompanhar interações, históricos de compra, preferências e oportunidades de negócio. Essa gestão integrada ajuda a melhorar o relacionamento, personalizar o atendimento e otimizar estratégias de vendas e nisso, Elton é especialista.

Os funis de venda são representações visuais do caminho que um potencial cliente percorre, desde o primeiro contato com a marca até a conversão final em cliente. A importância desses elementos está em oferecer uma visão clara do desempenho comercial, permitindo decisões baseadas em dados. Enquanto o CRM garante uma gestão eficiente dos relacionamentos e interações, o funil de vendas ajuda a mapear e otimizar cada etapa do processo, contribuindo para um crescimento mais consistente e estratégico do negócio.

Camila Farani – Foto/Reprodução: Camila Farani

  1. Camila Farani (@camilafarani)

Sócia-fundadora da boutique G2 Capital, ela atualmente conta com mais de 50 startups em seu portfólio e atua em negócios que movimentam cerca de R$6,3 bilhões por ano, gerando mais de 15 mil empregos. Também é sócia e investidora da Play9, contribuindo significativamente para o mercado de tecnologia e inovação na América Latina.

Participou de seis temporadas do Shark Tank Brasil e é a atual apresentadora da CNBC, destacando-se como uma investidora de sucesso. Já investiu mais de R$52 milhões, juntamente com co-investidores, fomentando um ecossistema que movimenta R$6,3 bilhões por ano.

Seus investimentos em aproximadamente 50 empresas geram mais de 15 mil empregos, promovendo um impacto econômico significativo. Além disso, ela é colunista da Forbes e do Estadão, com forte presença nas redes sociais, alcançando mais de 2 milhões de pessoas diariamente.

Júlio Beltrão – Foto/Reprodução: Redes Sociais Júlio Beltrão

  1. Júlio Beltrão (@ojulius)

Júlio Beltrão é publicitário e atualmente responde como head artístico da Mynd, maior agência de marketing de influência e entretenimento do Brasil. É também responsável pelo projeto ‘Wakanda is Here’ (Wakanda está Aqui), que tem o objetivo de impulsionar a negritude na publicidade e incentivar as empresas e anunciantes a ampliarem suas propostas a creators negros. 

Na Mynd, cuida da carreira e campanhas de nomes como: Gil do Vigor, Babu Santana, Tia Má, Yuri Marçal e outros criadores de conteúdos negros. Beltrão também é conhecido pela idealização do prêmio “Potências! A premiação do agora”, que presta homenagem às personalidades negras que se destacaram ao longo ano. 

Thiago Bruno – Foto/Reprodução: Redes Sociais Thiago Bruno

  1. Thiago Bruno (@euthiagobruno)

Thiago Bruno é sócio de uma das maiores produtoras de conteúdo criativo da América Latina, a TBSTUDIOS. Como CEO e fundador, ele lidera a equipe que tem o privilégio de colaborar com as maiores marcas e celebridades do Brasil como Anitta, Lázaro Ramos, Taís Araújo, Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, Sabrina Sato, Rafa Zulu e muitos outros.

Com um olhar único e talento incomparável, Thiago Bruno transforma histórias em imagens que transcendem a imaginação e cativam audiências em todo o mundo. 

Thiago Bruno – Foto/Reprodução: Redes Sociais Thiago Bruno

  1. Irlaine Tavares (@irlaineee)

Irlaine Tavares é sócia fundadora  da ITWIGS, marca de laces (perucas de alta qualidade) que revolucionou o mercado de estética e beleza quando no Brasil não era comum o uso deste tipo de produto.

Reconhecida internacionalmente por suas transformações capilares e maquiagens impecáveis, Irlaine se tornou símbolo de empoderamento ecônomico para mulheres negras, reunindo mais de um milhão de seguidoras que acompanham sua jornada nas redes sociais.

Hisan Silva – Foto/Reprodução: Redes Hisan Silva

  1. Hilsan Silva (@hisandeverdade)

Hilsan Silva é um dos sócios e fundadores da marca moda baiana DENDEZEIRO, primeira grife a lançar uma coleção com uma banda de Pagode (DENDEZEIROxAFROCIDADE). 

A marca realizou dois desfiles na Casa de Criadores, o último lançado em agosto de 2021 com a coleção “Cor de Pele”, onde foram estudadas as diversas peles de pessoas negras e indígenas e suas particularidades, como vitiligo, sardas, estrias e peles albinas. 

Em junho de 2022 a Dendezeiro fez sua estreia na SPFW com a coleção Tabuleiro, uma coleção de inverno que traz peças ajustáveis com um mix de alfaiataria e o DNA street, dividida em cinco pratos principais, acarajé, abará, caruru, vatapá e cocada e hoje é reconhecida como uma das maiores marcas de moda da Bahia.

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