Encontro de Comunicação Antirracista da UFBA acontece nos dias 3, 4 e 5 de junho

Evento é promovido pelo Cafacom e busca discutir pautas formativas, políticas e culturais

Publicado em 02/06/2025 às 12h30

Foto/Reprodução Facom/UFBA

No auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) será realizado o 1º Encontro de Comunicação Antirracista da Universidade Federal da Bahia (UFBA) nos dias 3, 4 e 5 de junho. O evento promovido pelo Centro Acadêmico Vladimir Herzog (Cafacom) busca discutir pautas formativas, políticas e culturais que visam transformar o modo como se pensa e se pratica a comunicação no Brasil.

Com o tema “Por uma comunicação antirracista: oralidade, território e justiça social”, o encontro reunirá importantes comunicadores, como: Tarsilla Alvarindo, Val Benvindo, Naiara Oliveira, além de pesquisadores e representantes de movimentos sociais para debater práticas comunicacionais que enfrentem o racismo estrutural, valorizando saberes ancestrais, experiências periféricas e a diversidade de vozes historicamente silenciadas.

O evento nasce como resposta crítica à hegemonia de narrativas brancas e eurocentradas que dominam os meios de comunicação e os espaços de formação universitária, propondo a ampliação das epistemologias negras, indígenas e decoloniais como fundamentais para uma comunicação mais ética, inclusiva e transformadora.

A iniciativa propõe 10 mesas formativas, com as presenças ilustres da Deusa do Ébano Lore Bispo, Negra Jhô, a diretora da FUNCEB Sara Prado, a vereadora Marta Rodrigues, o cofundador da Dendezeiros Hisan Silva, que discutirão temas valiosos para a comunicação, como: mercado de trabalho, empoderamento, moda, políticas públicas e muito mais. Entre os objetivos estão a produção de um relatório-síntese com propostas de políticas institucionais antirracistas, a criação de uma rede permanente de articulação entre universidade e sociedade civil, e o fortalecimento do protagonismo de comunicadores negros, indígenas e periféricos nos espaços acadêmicos.

O presidente do Cafacom Tobias Muniz compartilhou a sua felicidade de estar organizando esse momento que pauta questões tão valiosas. “É um prazer está organizando o 1º Encontro de Comunicação Antirracista na UFBA. O Centro Acadêmico da Facom está conduzindo esse encontro para pensar comunicação e combate ao racismo”, destacou.

O encontro é aberto à comunidade acadêmica da UFBA, estudantes de comunicação de outras instituições, comunicólogos e à sociedade em geral.

Participação do Portal Black Mídia

No primeiro dia do encontro, a diretora de jornalismo e projetos do Portal participa da mesa: Conexões Negras: Afrotecnologias, Vozes e Impacto Digital que terá a presença da criadora de conteúdo e Bacharela em Artes com concentração em Políticas e Gestão da Cultura, Clara Pinto, da jornalista, apresentadora e pesquisadora Luana Souza, e ainda da ativista do Movimento Negro e diretora do Movimento Negro Unificado, Samira Soares. A mesa será mediada pelo estudante de comunicação e colunista da Liga de Jornalismo Esportivo da UFBA, Neto Paz.

Confira a programação completa no Instagram do Cafacom

Faça parte da Comunidade Black

As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Clique para acessar nossa comunidade

Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)

No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)

Black Mídia TV

@portalblackmidiaa

@portalblackmidia