Formação gratuita acontece entre setembro e outubro, com aulas em espanhol e enfoque étnico-racial.
Publicado em 20/08/25 às 18:16
Foto: Reprodução/ Canva
O Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do MERCOSUL (IPPDH) está com inscrições abertas para o curso virtual da Escola Internacional do IPPDH, voltado à formação e ao fortalecimento de capacidades para a construção de políticas públicas com enfoque étnico-racial. A iniciativa é realizada por mandato da Reunião de Ministros e Altas Autoridades sobre os Direitos dos Afrodescendentes (RAFRO).
O curso tem como objetivo promover uma formação especializada que inclua a variável étnico-racial em políticas públicas, considerando perspectivas de gênero, direitos humanos e a interconexão entre múltiplas formas de discriminação, exclusão e desigualdade.
A proposta é direcionada a funcionárias e funcionários públicos, profissionais de organizações sociais e internacionais, além de acadêmicos e pesquisadores dos países do MERCOSUL.
A formação terá duração de nove semanas, de 3 de setembro a 28 de outubro, com carga horária estimada de 8 horas semanais. As aulas síncronas serão realizadas às quartas-feiras, às 11h (horário de Buenos Aires), com duração aproximada de 2 horas. O curso será ministrado em espanhol e totalmente gratuito para os selecionados.
Serão admitidas até 100 pessoas, mediante chamada aberta. As inscrições devem ser feitas até 20 de agosto pelo formulário disponível aqui. A lista de candidatos selecionados será divulgada no dia 25 de agosto.
Para ter acesso ao proposta pedagógica, os interessados devem acessar este link.
Cronograma:
📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços.
💡 Apoie o Portal Black Mídia: O Futuro da Juventude Negra na Mídia! Para seguir nossa jornada em 2025, precisamos de você! Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 54738053000133) e fortaleça o Portal Black Mídia. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.
As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.
Clique para acessar nossa comunidadeNossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)
No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)