Foto/Reprodução: Arquivo Pessoal
Mel Campos tem consolidado seu nome como uma das principais referências em criatividade, inovação e impacto social, atuando em diversas frentes que vão do design à educação, passando pelo audiovisual e a economia criativa. Criativista e designer estratégica, sua trajetória é marcada pelo compromisso com a diversidade e a inclusão, sempre com o objetivo de fortalecer comunidades historicamente marginalizadas.
Fundadora do DUMA – Hub de Inovação Criativa, Mel também é sócia da WINI – Biografia Preta, a primeira inteligência artificial afro-referenciada do mundo, lançada no Web Summit Lisboa e no evento Afrofuturismo, em Salvador. Além disso, é CEO da consultoria GUGURU e uma das líderes do Black Game Jam, movimento que impulsiona a inclusão de pessoas negras na indústria dos games. Sua experiência no empreendedorismo social inclui a coordenação da incubadora de negócios IN PACTO, onde ajudou a expandir mais de 50 startups, incluindo a Wakanda Educação Empreendedora, que conquistou espaço no programa Shark Tank Brasil. Mel também integrou o time de inovação da Natura como Designer de Serviços em Inovação Social e Business Innovation.
Reconhecida como mentora, consultora e palestrante, já participou de eventos como Acelera IAÔ, Startup Nordeste, Afro Folia Business, P20 Talks, Acelera Tons e Universo das Startups, além de ter impactado centenas de jovens e empreendedores em projetos como Parque Social, Todxs, Shell Jovem, Baanko e SENAI-BA. Sua atuação também se destaca no design estratégico e na formulação de políticas públicas, tendo integrado a delegação do setorial de Cultura no Ministério da Cultura e contribuído para diretrizes do setor. Foi diretora da Associação dos Designers Gráficos do Brasil (ADG) e fundadora da PretADG, iniciativa voltada à valorização de designers negros, além de ter liderado a construção coletiva da marca da TV Kirimurê.
Recentemente, Mel lançou o Desafio 21 Dias Criativos, um programa de três semanas projetado para desbloquear a criatividade e estabelecer um hábito criativo diário. Durante 21 dias consecutivos, os participantes recebem atividades e orientações destinadas a superar bloqueios, estimular a imaginação e desenvolver novas formas de expressão por apenas R$ 21,00 (vinte e um reais). O objetivo é promover uma transformação pessoal, incentivando a inovação e a autenticidade no dia a dia. Para mais detalhes e inscrições, visite o site oficial de Mel Campos.
A empresária conta que existe uma teoria clássica, popularizada pelo Dr. Maxwell Maltz, autor de Psico-Cibernética, que afirma que são necessários 21 dias de prática contínua para começar a formar um novo hábito. A jornada visa sobretudo “ajudar a cultivar a prática criativa como parte da rotina das pessoas, sem complicação e 21 dias é o primeiro passo para consolidar um novo padrão de comportamento e percepção”, afirma.
Presença constante em eventos como Bahia Faz Design, Bienal de Design ADG e Brasil Design Awards, onde atuou como presidente e jurada, Mel Campos construiu uma trajetória que reflete seu compromisso com a inovação, a educação e a transformação social. Para ela, inovar não é apenas criar algo novo, mas garantir que mais pessoas tenham acesso às ferramentas necessárias para construir futuros possíveis.
Serviço: 21 Dias Criativos – Mel Campos
📅 Data: 01/04/2025 a 21/04/2025
💻 Modalidade: Online
🎟️ Vagas limitadas
💰 Valor: R$ 21,00 (vinte e um reais)
Garanta sua participação! Para mais informações e inscrições, acesse: www.melcampos.com
As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.
Clique para acessar nossa comunidadeNossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)
No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)