Sônia Guajajara participa de curso sobre direitos indígenas

Promovido pela ESA-BA, o curso debaterá papel da advocacia na construção de uma sociedade pluriétnica e antirracista.

Foto: Mídia Ninja/Wikicommons

Em um momento político e social em que as pautas indígenas ganham a merecida relevância no cenário nacional, a Escola Superior da Advocacia da Bahia (ESA-BA), em parceria com a Comissão de Promoção da Igualdade Racial e a Comissão de Direitos Humanos da OAB-BA, promove o Curso de Introdução aos Direitos dos Povos Indígenas – Módulo I, integrando a programação da III Edição do Abril Indígena da CPIR.

A aula inaugural acontece no sábado, dia 26 de abril, às 9h, no auditório da sede da OAB-BA, em Salvador, e contará com a saudação de abertura da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, uma das principais lideranças indígenas do país e referência internacional na defesa dos direitos originários. O curso será ofertado nas modalidades presencial e online (via Zoom), com carga horária total de 12 horas, e inscrição gratuita.

Além da presença da ministra, o curso terá como docentes o jurista João Pacheco, conhecido por sua atuação na área do Direito Constitucional, e o professor Júlio Rocha, especialista em direitos humanos e justiça racial. Ambos se propõem a conduzir reflexões sobre o marco legal de 1988, os tratados internacionais que garantem os direitos dos povos originários e o papel da advocacia na construção de uma sociedade pluriétnica e antirracista.

A anfitriã do evento será a Comissão de Promoção da Igualdade Racial (CPIR), da qual Luíse Reis, assessora jurídica do Portal Black Mídia, faz parte como Diretora de Relações Institucionais. Atuando como mediadora das discussões e articuladora dos diálogos propostos, a CPIR reforça, por meio de sua trajetória, o compromisso do curso com perspectivas comprometidas com a diversidade, a equidade e a interseccionalidade.

O evento se insere num esforço contínuo da ESA-BA em democratizar o conhecimento jurídico e promover uma formação crítica voltada à justiça social. Mais do que um curso, a iniciativa busca ser um espaço de escuta, aprendizado e construção coletiva de saberes, em um país onde os direitos dos povos indígenas seguem, diariamente, sendo colocados à prova.

Inscrições abertas:

Modalidade presencial: https://tinyurl.com/esa1185

Modalidade online: https://tinyurl.com/esa1186

📲 Siga também: @blackmidiaconecta e conheça nossos serviços.

💡 Apoie o Portal Black Mídia: O Futuro da Juventude Negra na Mídia!
Para seguir nossa jornada em 2025, precisamos de você! Contribua com qualquer valor via PIX (CNPJ: 54738053000133) e fortaleça o Portal Black Mídia. Sua doação nos ajuda a continuar oferecendo jornalismo independente e soluções que impactam vidas.

Faça parte da Comunidade Black

As Comunidade Black é um espaço seguro para discussões sobre os temas que estão relacionados com as nossas editorias (temas de notícias). Não quer ler um montão de textos, mas quer acompanhar tópicos de temas determinados? Conheça os grupos, escolha aqueles que você quer fazer parte e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Clique para acessar nossa comunidade

Nossa comunidade é um espaço para nossa audiência receber reforços de nossos conteúdos, conteúdos em primeira mão (I'sis Almeida, diretora jornalismo do Portal)

No geral, mesmo com as redes sociais as pessoas não se conectam, e é por isso que abrimos esse espaço de conversação. (Lavínia Oliveira, diretora de arte do Portal)

Black Mídia TV

@portalblackmidiaa

@portalblackmidia